Cai índice de mortes de trânsito do DF

Os acidentes com morte no trânsito nos cinco primeiros meses deste ano reduziram 12,4% em comparação com o mesmo período de 2012 – foram 141 casos contra 161, o que representou o menor índice dos últimos seis anos, segundo o levantamento divulgado hoje pelo Detran-DF.

“Temos feito mais ações em conjunto, não só do Detran, mas com o DER e outros órgãos, principalmente, com ações educativas nas vias urbanas e escolas. Acreditamos que essas ações continuadas foram determinantes”, explicou o diretor de Educação de Trânsito, Marcelo Granja.

Segundo Marcelo Granja, a redução desses números se deve principalmente a ações como a Operação Funil, que iniciou dezembro de 2011.

“A Operação Funil envolve Detran, PM, Polícia Rodoviária Federal, e outros órgãos e batalhões em uma única ação, que promove uma fiscalização mais efetiva e uma sensibilização maior por parte do condutor”, disse Granja.
CONCIENTIZAÇÃO – Além das operações de fiscalização, o diretor de Educação do Trânsito também acredita que a população atualmente tem uma consciência maior da sua participação no trânsito.

“97% da responsabilidade de um acidente é causado pelo condutor e não pelas condições da via. A população tem passado por um processo gradual de informatização para perceber a sua responsabilidade, e essa sensibilização por parte do processo educativo mostrou seus resultados”, comentou.
DIA DO MOTORISTA – Em comemoração ao Dia do Motorista, o Detran realizará hoje uma blitz educativa no Eixo Monumental, entre a Torre de TV e a Funarte, das 9h às 11h.

A ação, em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), contará com a presença de educadores e bonecos que distribuirão materiais educativos.

Fonte: