Brasília tem 3ª pior distribuidora de energia do país, indica Aneel

A Companhia Energética de Brasília (CEB) é a terceira pior distribuidora de energia do país, indica ranking sobre qualidade de serviço da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgado nesta sexta-feira (22).

A avaliação foi feita no período de janeiro a dezembro do ano passado, com todas as distribuidoras do país. O ranking é elaborado com base no indicador de Desempenho Global de Continuidade (DGC), que leva em conta o número de horas que o consumidor fica sem energia elétrica durante um período e quantas vezes houve interrupção na unidade consumidora.

A CEB só está melhor que a Celpa, do Pará, e a Celg, de Goiás. A melhor posição foi da companhia Luz e Força Santa Cruz, de São Paulo, seguida seguida da Companhia Energética do Ceará (Coelce) e. Em terceiro lugar, entre as melhores, ficou a Companhia Energética do Maranhão (Cemar).

A companhia de Brasília reconheceu que o sistema está defasado e informou que este ano vai investir R$ 213 milhões em linhas de distribuição de energia e nas subestações.

Apagões

O Parque da Cidade, em Brasília, foi o cenário do último apagão do DF, nesta sexta-feira (22). Todos os estacionamentos ficaram no escuro. A administração do parque confirmou que houve rompimento de um cabo de transmissão no estacionamento 11.

Também nesta sexta, durante a tarde, a queda de uma árvore sobre a rede elétrica na 202 Norte causou um apagão na área central norte em Brasília. De acordo com a CEB, o acidente queimou um disjuntor da subestação 3 e causou o desligamento do sistema. Ao todo, 23 mil unidades consumidoras de energia foram afetadas.

Fonte: Globo

Deixe um comentário