Brasília sedia Conferência Nacional de Meio Ambiente

Brasília sedia, de hoje (24) a 26 de outubro, a “4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente” (CNMA). Os 1.352 delegados, representando todos os estados do país, debaterão a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) com base em quatro eixos prioritários: produção e consumo sustentáveis, redução dos impactos ambientais, geração de emprego e renda e educação ambiental.

 

No DF e Região Integrada de Desenvolvimento Econômico (RIDE), mais de 1,4 mil representantes da sociedade civil, do governo e do empresariado participaram dos encontros preparatórios com o objetivo de elencar os problemas específicos de cada comunidade a fim de propor uma política pública eficiente. Todas as propostas levantadas nas reuniões preparatórias serão apresentadas e discutidas na Conferência Nacional.

 

“A capital do país tem o maior lixão a céu aberto em operação da América Latina, e o GDF tem se empenhado em mudar esta realidade”, disse o secretário do Meio Ambiente do DF, Eduardo Brandão.

 

Entre as principais propostas para o DF estão o encerramento das atividades do lixão da Estrutural; a abertura do Aterro Sanitário Oeste, localizado entre Ceilândia e Samambaia; a implantação da coleta seletiva em todo o DF; além da instalação de 12 centrais de triagem de materiais recicláveis para abrigar de forma digna o trabalho das cooperativas.
A construção de seis áreas para a reciclagem de resíduos da construção civil, duas áreas de aterro de inertes, e um centro de comercialização de materiais recicláveis também estão previstas. Um trabalho de inclusão social com todos os catadores, por meio de formação profissional, assistência técnica e inserção de cooperativas e associações, é uma das principais metas do projeto.

 

DEBATES – Na programação da 4º Conferência está previsto um ciclo de debates com temas diversos. Entre eles, Erradicação de lixões, Os desafios da coleta seletiva e suas articulações com a reciclagem, Os catadores na gestão de resíduos sólidos de excluídos da sociedade a empreendedores da reciclagem , entre outros.

 

A participação no evento será exclusiva de convidados e delegados. O credenciamento será feito apenas no local do evento, nos seguintes horários: 24 de agosto: 8h as 18h, e 25 de agosto: 8h as 12h.

Fonte:

Deixe um comentário