Brasil sugere criação do ‘banco dos Brics’ em 2014

Em Durban, na África do Sul, para a 5ª cúpula dos Brics, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta terça-feira que o Brasil propôs a constituição do banco de desenvolvimento dos cinco países que compõe o grupo – Brasil, índia, Rússia, China e África do Sul – em 2014. Segundo o ministro, nenhum dos países se mostrou contrário à criação do banco, mas o capital inicial ainda não foi decidido.
 A governança da nova instituição caberá aos cinco países, mas novos integrantes poderão ser aceitos. Pouco depois, o ministro sul-africano das Finanças, Pravin Gordhan, afirmou à agência de notícias France-Presse que um acordo já foi alcançada para a criação do banco: “Está feito”, afirmou.
 A iniciativa permitiria que os países reunissem recursos para obras de infraestrutura e também poderia ser usada, no longo prazo, como instrumento de crédito durante crises financeiras globais como a que assola atualmente a Europa.
Mantega disse que os detalhes ainda estão sendo discutidos, mas já existe consenso quanto à necessidade de investimento em infraestrutura para estimular o crescimento. 
Fonte: Veja Online
Sites e Blogs

Deixe um comentário