Brasil conquista oito vagas nas finais do Mundial de Natação Paraolímpica de Montreal

O Brasil alcançou a classificação para oito finais na estreia do Mundial de Natação Paraolímpica, que começou nesta segunda-feira (12.08) em Montreal, no Canadá. A disputa das medalhas também será hoje, a partir das 17h. A participação brasileira no Mundial de Montreal é custeada por um convênio entre o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e o Ministério do Esporte.

Um dos destaques brasileiros no primeiro dia de competição foi o nadador Daniel Dias. O maior medalhista brasileiro nos Jogos Paraolímpicos – com 15 medalhas, no total – confirmou o favoritismo e avançou com o melhor tempo dos 50m borboleta S5, com 37s62. O atleta nada mais nove provas no Mundial.

Esta segunda também é dia das finais dos 100m livre S10. Na disputa, o Brasil pode fazer uma dobradinha no pódio: André Brasil e Phelipe Rodrigues chegaram à final com o 2º e o 3º melhores tempos das classificatórias, respectivamente. Para Phelipe, a marca de 53s96 cravada na manhã é animadora. Entre os que já caíram na piscina, apenas Caio Oliveira e Ruiter Gonçalves não avançaram para as provas do fim da tarde.

Além de Daniel, André e Phelipe, o Brasil ainda tem chances de subir ao pódio em mais seis provas. Primeira brasileira a cair na piscina, Susana Ribeiro fez a quarta melhor cronometragem da bateria dos 400m livre S6 e vai lutar por medalhas. Joana Silva, a Joaninha, marcou 47s64 e chegou à final dos 50m borboleta S5 com o terceiro melhor tempo. Nos 50m livre S4 feminino, Edênia Garcia disputará medalha depois de concluir a prova em 55s75, a sexta melhor entre oito. Ronystony da Silva ficou entre os oito melhores dos 50m livre S4 e também pode conquistar um lugar no pódio. Nos 100m livre S9, Camille Cruz fez o tempo de 1min7s58 e chegou à decisão com a sétima marca. Ítalo Pereira e Ronaldo Santos não nadaram as classificatórias, mas foram automaticamente classificados para a final dos 400m livre S7.

O Mundial de Natação Paraolímpica de Montreal segue até o dia 18 de agosto.

 

Deixe um comentário