Atleta brasiliense é vice-campeão sul-americano de ginástica artística

O Brasil foi o campeão por equipes da competição

O atleta brasiliense Leonardo Souza, 22 anos, foi vice-campeão nas paralelas do Campeonato Sul-Americano de ginástica artística, realizado em Cochabamba, na Bolívia, entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro.

A conquista ajudou o Brasil a ser o campeão por equipes da competição por ter somado mais pontos em todas as categorias e aparelhos. Souza começou em Taguatinga, no Clube Escola 1 e disputou campeonatos infantis e juvenis na cidade. Hoje é atleta do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte (MG).

Em 2010, saiu de Brasília, com destino a São Paulo (SP), por falta de patrocínios. No ano seguinte, se mudou para a capital mineira, onde reside até hoje. “Tive que sair porque não conseguia manter minha base”, lamenta Leonardo.

Incentivo

Leonardo reivindica incentivos aos atletas brasilienses. Sobretudo, a sanção do PL 1.040/2016, de autoria do deputado distrital Julio Cesar (PRB), que institui a Lei de Incentivo ao Esporte e prevê repasse de percentuais do ICMS e do ISS para fomentar projetos esportivos e para-esportivos no DF.

“O ponto mais importante é a formação de base, para que os bons atletas permaneçam treinando em Brasília”, afirma Leonardo. “Muitos começam aqui e tem que sair porque não existe sequer competições”, conclui.

Fonte:

Deixe um comentário