Atendimento especializado para diabéticos

O Ambulatório de Neuropatia e Pé Diabético da Regional Gama, instalado no hospital regional da cidade, oferece atendimento especializado para tratamento do diabetes, o que reduz as chances de perda ou amputação de membros de pacientes comprometidos pela doença.

“O paciente diabético apresenta um risco 15 vezes maior de ser submetido a amputações quando comparado com a população sem a doença”, explicou hoje o cirurgião vascular, Carlos Schüler.

Segundo ele, as lesões se originam normalmente  após pequenos traumas dos membros inferiores, mais comuns nos pés, devido à perda a sensibilidade “protetora” do doente.

Com isso, os ferimentos provocados por objetos pontiagudos, ou mesmo por calçados inadequados, não são percebidos de imediato e avançam para feridas maiores.

Segundo ele, o risco é maior quando o diabetes está relacionado à insuficiência vascular periférica (quando as artérias das pernas sofrem obstrução).

O serviço atende os usuários de Gama e Santa Maria, e, para ter acesso, é necessário ter sido encaminhado ou avaliado por outro profissional de saúde que tenha verificado previamente o caso e agendar o atendimento -o primeiro é feito pelo enfermeiro.

O Ambulatório de Neuropatia e Pé Diabético, que realizou 1.323 atendimentos nos cinco primeiros meses do ano, também atende a especialidade de endocrinologia.

A equipe é composta por três enfermeiras, três endocrinologistas, um cirurgião vascular e cinco técnicas de enfermagem. O serviço integra a Coordenação Central de Diabetes da Secretaria de Saúde.

Serviço

Ambulatório de Neuropatia e Pé Diabético da Regional Gama

Endereço: Hospital Regional do Gama

Obs.: Para ser atendido, é necessário encaminhamento médico

Fonte:

Deixe um comentário