Abertas inscrições para concurso de redação e desenho do Sinpro

O combate a todo tipo de preconceito será a temática do Oitavo Concurso de Redação e Desenho do Sindicato dos Professores no Distrito Federal. Com esta preocupação, os estudantes da rede pública de ensino trabalharão o tema “O mundo tem lugar para todos”. O objetivo é despertar o debate sobre o respeito, o combate à intolerância e a importância de aceitar as diferenças.

Os estudantes inscritos este ano deverão apresentar redações ou desenhos que remetam à discussão sobre, por exemplo, motivos, consequências e soluções para este problema que nada mais é que o ato de julgar os valores e culturas com base nos padrões de uma ideologia própria e o fruto da não aceitação daquilo que é diferente.

Dentre as inúmeras formas de violência, o preconceito é a pior delas, pois acarreta conflitos e segregação entre os grupos que compõem a sociedade. Nesse sentido, caracteriza-se como uma ameaça à convivência pacífica, principalmente em relação às minorias étnicas, na medida em que se transmite através de gerações.

As inscrições são gratuitas e estão abertas para estudantes da Educação Infantil, de 4 e 5 anos de idade, até o Ensino Médio. As redações e os desenhos poderão ser encaminhados até o dia 20 de outubro à sede ou às subsedes do Sindicato, ou, ainda, às escolas e deixadas à disposição dos diretores do Sinpro, que irão buscá-las até a data limite.

Os prêmios serão distribuídos para estudantes vencedores e professores ou orientadores educacionais indicados pelos participantes. Dentre os prêmios aos vencedores, estão Xbox, bicicletas, laptops e remuneração, de acordo com cada categoria. Os professores indicados ganharão vales-viagem e vales-presente.

Os estudantes da Educação Infantil, do CEE e classes especiais, bem como os matriculados do 1º ao 3º ano do ensino fundamental/EJA expressarão sua opinião por meio de desenho. Os estudantes do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental/EJA e do Ensino Médio/EJA, por sua vez, discutirão a temática na forma de redação.

As inscrições devem ser feitas via internet para que o inscrito obtenha o código de participante, o qual será utilizado na Folha de Redação como único instrumento de identificação do trabalho.

O Concurso de Redação do Sinpro faz parte da Campanha contra a Violência nas Escolas, uma iniciativa do Sindicato, adotada em 2008, para ensejar, entre os estudantes da rede pública de ensino, a reflexão sobre as causas, as consequências e as soluções para a violência – um problema que afeta toda a sociedade.

Para mais esclarecimentos, veja o regulamento do concurso no site www.sinprodf.org.br ou pelo telefone 61-3343-4236. No site também estão os links com todo o material necessário para a inscrição.

Deixe um comentário