Você quer fazer dieta?

dieta

O nutricionista é um profissional cada vez mais procurado e valorizado. Existe uma movimentação na sociedade atual que entende que os hábitos de vida são determinantes para o desenvolvimento ou não de doenças e, consequentemente, para se a tão desejada melhora na “qualidade de vida”. Apesar disso, ainda vemos dietas malucas – da moda – prometendo milagres, mas que todos já sabemos que não apresentam nenhum resultado real –a não ser, lucro para quem as vende!

Quando alguém busca um apoio profissional, um passo certo para alcançar seus objetivos já foi dado. Ainda assim, percebo, na prática clínica, que a cultura do acompanhamento com o nutricionista não está fortalecida. Nossa cultura ainda é do imediatismo, e todos temos que entender – tanto profissionais quanto pacientes ou clientes –,que existem etapas para se alcançar o sucesso quando se busca um nutricionista.

As pessoas querem uma “dieta” e acreditam que aquele planejamento único servirá para solucionar todos os seus problemas. Gostaria de deixar claro, para quem nos lê, que precisamos de tempo para o acompanhamento nutricional, pois não é uma prescrição de dieta que traz a solução, e sim a mudança de hábitos, de padrões que traziam prejuízos. Mudança no estilo de vida.

A mudança de comportamento leva certo tempo, e esse tempo dependerá da relação e vínculo entre cliente e profissional. Precisamos fazer mais educação nutricional e, por fim, quando conseguirmos ensinar aos clientes a forma adequada de fazer as escolhas alimentares e a forma de tornar isso sustentável, aí sim, chegaremos ao momento da “alta” para essa pessoa.

Mas isso leva tempo, e não há tempo descrito na literatura para isso.

Fonte:

Deixe um comentário